No mundo da suplementação, produtos que trazem resultados mais rápidos e com mais eficiência são sempre bem-vindos, o que é o caso da Creatina – uma substância com muitos benefícios que é produzida pelo nosso organismo, mas que também pode ser consumida em cápsulas.
É um suplemento muito conhecido e utilizado por atletas amadores e profissionais, otimizando muito os resultados e objetivos nos treinos.
O que é Creatina e para que serve esse suplemento?
A creatina é uma substância produzida pelo nosso organismo, mas que também está presente em alguns alimentos como peixe, carne, frango, leite e derivados. Para facilitar a ingestão, a creatina também é encontrada em cápsulas.
O suplemento serve para aumentar a massa muscular e melhorar a recuperação dos músculos depois de treinos intensos, além de ajudar na prevenção de doenças crônicas e neuromusculares.
Leia também nosso artigo para entender melhor se a creatina engorda.
Para quem é indicado o suplemento de creatina?
Para quem deseja aumentar massa magra, desenvolver os músculos, treinar mais e com menos fadiga, além de prevenir algumas doenças, como diabetes e problemas cardíacos.
Quais são os benefícios da creatina?
Previne fadiga através do aminoácido glicogênio, que auxilia no combate ao cansaço, melhora a performance nos treinos, colabora para o ganho de massa magra, melhora o funcionamento do metabolismo e previne doenças.
A creatina ajuda a prevenir a sarcopenia, que é a perda de massa muscular comum após os 50 anos, responsável por causar a redução da força e do desempenho físico.
Veja o artigo para saber se a creatina faz mal para os rins no nosso site.
A creatina tem efeitos colaterais?
Ganho de peso, que pode vir a ser um problema se não for planejado. Além disso, provoca alguns sintomas gastrintestinais leves e a desidratação, pois, com a retenção alta de líquidos e a falta de uma boa ingestão de água, o corpo se desidrata facilmente.
Quando e como tomar Creatina?
A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos, sozinha ou junto com outros suplementos, como Whey protein.
Confira nosso artigo sobre a creatina para emagrecer.
No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida com um alimento fonte de carboidratos, como banana por exemplo.
É melhor tomar antes ou depois do treino?
A melhor alternativa é tomar a suplementação de acordo com a sua rotina de exercícios e de alimentação. O horário para tomar creatina não interfere muito nos resultados.
Qual a diferença entre monohidratada, micronizada e alcalina?
A principal diferença é a velocidade de absorção e filtragem. A monohidratada, por exemplo, possui uma absorção mais lenta, pois passa por um processo de filtragem simples.
Quebrada em partículas menores, a creatina micronizada traz resultados mais rápidos, pois seu processo de filtração é bastante preciso.
A creatina alcalina, forma menos conhecida, apresenta maior estabilidade em solução líquida por ter pH mais elevado, o que também auxilia na potencialização da absorção da substância.
Analisamos qual a melhor creatina para iniciantes no nosso site.
A creatina engorda ou emagrece?
Com o consumo da creatina o corpo retém mais líquido e aumenta a massa muscular, o que dá impressão de aumento de peso.
Vale ressaltar a importância dos treinos durante o processo de consumo, para que haja manutenção da massa magra e queima de gorduras e calorias.
Ou seja, com um uso moderado e creatina não engorda, pelo contrário, ajuda na perda de peso.
Descubra quais são as melhores creatinas do mercado com nossa análise.